Translate

quinta-feira, 8 de outubro de 2015


Precisamos falar de Chico. Sempre!





Chico Buarque é um dos grandes artistas da música brasileira. Adoro toda as suas músicas, mas Futuros Amantes,  e Todo o Sentimento, em parceria com Cristovão Bastos, são as minhas preferidas:


Futuros Amantes


Não se afobe, não
Que nada é pra já
O amor não tem pressa
Ele pode esperar em silêncio
Num fundo de armário
Na posta-restante
Milênios, milênios no ar

E quem sabe, então

O Rio será
Alguma cidade submersa
Os escafandristas virão
Explorar sua casa
Seu quarto, suas coisas
Sua alma, desvãos

Sábios em vão

Tentarão decifrar
O eco de antigas palavras
Fragmentos de cartas, poemas
Mentiras, retratos
Vestígios de estranha civilização

Não se afobe, não

Que nada é pra já
Amores serão sempre amáveis
Futuros amantes, quiçá,
Se amarão sem saber
Com o amor que eu um dia
Deixei pra você



Todo o sentimento

Preciso não dormir

Até se consumar
O tempo da gente
Preciso conduzir
Um tempo de te amar
Te amando devagar e urgentemente

Pretendo descobrir

No último momento
Um tempo que refaz o que desfez
Que recolhe todo sentimento
E bota no corpo uma outra vez

Prometo te querer

Até o amor cair
Doente, doente
Prefiro, então, partir
A tempo de poder
A gente se desvencilhar da gente

Depois de te perder

Te encontro, com certeza
Talvez num tempo da delicadeza
Onde não diremos nada
Nada aconteceu
Apenas seguirei
Como encantado ao lado teu




Além da música, Chico possui uma carreira literária de peso. É vencedor de três prêmios Jabuti: o de Melhor Romance com "Estorvo" e o de Livro do Ano, com  "Budapeste" e  "Leite Derramado".




Recentemente, lançou um novo livro "O Irmão Alemão". Confesso que ainda não li. Mas, tenho certeza de que vou  gostar, pois adorei todos os outros. Vocês já viram, sou fã mesmo!


Suas peças de teatro também fizeram sucesso: Roda Viva, Calabar, Gota D água, Ópera do Malandro, O Grande Circo Místico e Cambaio. As músicas deste último espetáculo são belíssimas. Uma delas é A Moça do Sonho, composta por Chico e Edu Lobo:


 A Moça do Sonho

Súbito me encantou
A moça em contraluz
Arrisquei perguntar: quem és?
Mas fraquejou a voz
Sem jeito eu lhe pegava as mãos
Como quem desatasse um nó
Soprei seu rosto sem pensar
E o rosto se desfez em pó

Por encanto voltou
Cantando a meia voz
Súbito perguntei: quem és?
Mas oscilou a luz
Fugia devagar de mim
E quando a segurei, gemeu
O seu vestido se partiu
E o rosto já não era o seu

Há de haver algum lugar
Um confuso casarão
Onde os sonhos serão reais
E a vida não
Por ali reinaria meu bem
Com seus risos, seus ais, sua tez
E uma cama onde à noite
Sonhasse comigo
Talvez

Um lugar deve existir
Uma espécie de bazar
Onde os sonhos extraviados
Vão parar
Entre escadas que fogem dos pés
E relógios que rodam pra trás
Se eu pudesse encontrar meu amor
Não voltava
Jamais


Vocês podem ouvir várias de suas músicas no YouTube, no link abaixo:

submersahttps://youtu.be/WCnArLi3uCk



Acessem, também, www.chicobuarque.com.br






Algumas imagens expostas neste blog vêm de fontes externas, sendo uma boa parte delas captadas na própria Internet, sem nenhuma autorização específica. Se alguma foto de sua autoria estiver neste blog e você desejar sua remoção ou registrar sua autoria, por favor entre em contato. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário